Inclusão Social e Artes

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: AF15
Sigla: TPAA
Secção/Departamento: Artes
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
TSPSFC 7
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos
Corpo docente: Carlos Rozendo Barreto Xavier

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Conhecer as funções que as artes desempenham na sociedade e nos indivíduos numa perspectiva do desenvolvimento humano e social.
Conhecer e rentabilizar o potencial das artes como estímulo sensorial e motor e como meios promotores do bem-estar e da inclusão social.
Conhecer e desenvolver técnicas de expressão e comunicação artística e de interação entre diferentes tipos de culturas e grupos sociais desfavorecidos.
Conhecer e experienciar processos de incentivo e apoio às práticas artísticas autónomas como modalidades de inclusão artística, cultural e social.

Conteúdos programáticos

Artes e funções: Experiências de estimulação sensorial e motor; Meios de expressão e comunicação; Formas de conhecimento estético e estilístico.
Artes e reação: Níveis e processos de resposta sensorial e motora em experiências artísticas.
Artes e interação: Níveis, técnicas e processos de expressão e comunicação em experiências artísticas inclusivas
Artes e proação: Níveis e processos de motivação e autonomia em experiências artísticas como fatores de inclusão artística, cultural e social.

Palavras Chave

Humanidades > Arte


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Os diferentes tipos de conceitos relacionados com as Artes e os processos de inclusão social e cultual são abordados partindo da experienciação, experimentação e produção artística de modo a que os estudantes possam desenvolver intervenções diferenciadas com as famílias e as comunidades, teórica, artística e tecnicamente fundamentados.
O conhecimento da realidade portuguesa e internacional e o estudo das boas práticas em que as artes desempenham um papel relevante em contextos diferenciados permite o aprofundamento do conhecimento das diferentes realidades de modo a potenciar uma profissionalidade actualizada e criativa.

Metodologias de ensino

As sessões compreenderão a exposição e debate em torno das temáticas constantes do programa bem como a exploração e experimentação prática, individual e grupal, de metodologias e técnicas de criação e de recriação artística de modo a que haja a uma compreensão e integração de saberes na elaboração de projetos de intervenção para contextos e públicos diferenciados. Este trabalho teórico-prático em sala de aula será complementado com a pesquisa e leitura de textos e de documentos e a produção de trabalhos de diferente natureza.
Por outro lado, a metodologia compreende a realização de seminários com convidados externos, a dinamização a pares de atividades de intervenção artística junto de famílias e de comunidades bem como uma reflexão crítica e colectiva sobre o trabalho, o delineamento de atividades de intervenção e respetivo desenvolvimento em contexto tendo presente a realização do estágio profissional.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

As metodologias de ensino reflectem a flexibilidade dos objectivos do programa. Por isso os estudantes, nas aulas, aprofundam os temas que mais os preocupam como futuros profissionais. Por outro lado, os modos diferenciados como os conteúdos são abordados permitem não só estudar a diversidade de possibilidades existentes na relação entre as artes e a inclusão social e cultural, assim como as possibilidades de aplicabilidade nos contextos em que irão trabalhar.

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da UC e será um processo continuado de regulação das aprendizagens que contemplará momentos de trabalho individual e de grupo.
A avaliação contínua inclui os seguintes elementos e respetivas ponderações: (a) participação nas aulas (10%); (b) apresentação pública de um trabalho (20%); (c) pesquisa e apresentação de dois trabalhos [um relatório individual sobre o trabalho artístico e outro, a pares sobre um projecto de inclusão social através das artes (30%) e (d) elaboração de um projecto de intervenção (30%).
Em situação de exame, a avaliação incidirá na produção escrita.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Observações

Dependendo da sessão e/ou tutoria será disponibilizada outro tipo de bibliografia mais específica de acordo com as temáticas e o trabalho desenvolvido

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